Internação involuntária:
Campinas
É comum que se utilize os termos compulsório e involuntário como sinônimos. No entanto, segundo as definições das leis que regulamentam estes tipos de tratamento:
-
Internação compulsória em valinhos: não é necessária a autorização familiar, a internação é determinada por um juiz competente, após um pedido médico formal, atestando que o dependente não tem domínio sobre a própria condição física e psicológica.
-
Internação involuntária em campinas: ocorre a pedido de terceiros (pais, tutores, cônjuges etc.), mas sem o consentimento do dependente.
No caso da internação involuntária, o pedido deve ser realizado por escrito e aceito por um médico psiquiatra. A lei estipula ainda, que os responsáveis técnicos da clínica de tratamento da dependência química devem informar o Ministério Público do estado sobre a internação e os motivos em até 72 horas. O objetivo dessa formalidade é impedir que essa ação seja utilizada para cárcere privado.
O perfil de dependentes e características de contexto que levam à internação compulsória ou internação involuntária incluem usuários:
-
Em situação grave;
-
Sem capacidade de decidir sobre a própria saúde;
-
Que colocam a própria vida e a vida de pessoas a sua volta em risco;
-
Que não aceitam ajuda profissional para ficar livre do vício;
-
Que não admitem as consequências e os danos causados pelo vício.
O mais comum é que, quando esses tipos de internações se tornam necessários, os laços familiares, profissionais e sociais do dependente já estejam prejudicados. Também é frequente a perda de bens materiais.
A clínica de recuperação FC Resgatando Vidas - alerta para os benefícios óbvios de recorrer ao respaldo legal para o tratamento de dependentes químicos:
-
Afastamento do usuário de áreas e pessoas de risco;
-
Alimentação e descanso adequados;
-
Cuidados com a saúde física;
-
Acompanhamento intensivo de profissionais da saúde;
-
Apoio emocional e profissional para superar a síndrome de abstinência.
Mais informações entre em contato conosco
mais informações